Você já ouviu falar de Topic Cluster? Essa estratégia tem o objetivo de refinar a produção de conteúdo do blog da sua empresa. A desenvolvedora de softwares Hubspot acredita que essa metodologia será o futuro do marketing de conteúdo, e por isso, muitas marcas tem apostado na prática dela em suas estratégias de marketing de conteúdo.
Essa estratégia tem sido muito utilizada por empresas de todos os ramos para organizar os conteúdos de maior relevância para os seus leads, enquanto cria uma verdadeira teia de links , interligando-os e gerando autoridade no assunto.
Dessa forma, além de aumentar o tráfego do seu site, aumentará a relevância para os mecanismos de busca. Despertei seu interesse? Para saber muito mais, confira tudo o que você precisa saber sobre Topic Cluster:
A tradução bem literal de Topic Cluster seria algo como “grupo de tópicos”.
Topic Cluster é um conjunto de temas reunidos em um único conteúdo. Esses assuntos são considerados subtemas, todos dentro um único assunto.
Para facilitar, vamos exemplificar:
Imagine que você trabalha com uma marca de produtos de beleza e deseja fazer um Topic Cluster.
O tema para esse conteúdo seria “produtos de beleza” e ao longo do texto você citaria as categorias dos produtos que mais se relacionam com o seu negócio, como por exemplo: perfumes, hidratantes, shampoos, maquiagem e sabonetes.
Dentro de cada um desses subtemas você explicaria os benefícios que cada um deles trazem, mostrando a importância deles e linkaria com conteúdos que já existem no seu blog, para aprofundar ainda mais aqueles conteúdos.
Seguindo o exemplo, poderia ser: “benefícios dos hidrantes para as mãos”, “a importância dos sabonetes íntimos”, “5 dicas de maquiagem para o verão”.
Percebe que o Topic Cluster tem a capacidade de reunir uma série de conteúdos que são relevantes para os seus leads enquanto consegue produzir um conteúdo altamente relevante, completo e ainda por cima trabalhar com uma das estratégias mais importantes de SEO: o link building.
Foi-se o tempo em que somente o volume de conteúdos importava, agora, mais do que nunca, é preciso ter profundidade e qualidade.
Por isso, o Topic Cluster é uma das metodologias mais usadas hoje em dia, pois tem feito grande diferença na hora de construir autoridade no assunto.
A verdade é que: sim! Se o Google manda, a gente obedece. No entanto, não é 100% assim.
Uma das grandes mudanças nas estratégias de
SEO que o Google fez nos últimos anos foi para evitar que o conteúdo seja robotizado. Ou seja, todo mundo fazendo o mesmo e igual.
A Google não quer que exista uma linha de produção de conteúdo pouco especializada, na qual todos os textos serão cheio de palavra-chaves repetidas e poucos focados na qualidade do conteúdo escritos.
Por conta da popularização do marketing de conteúdo, as empresas acabaram focando no volume de conteúdos no lugar da qualidade. O Google, no entanto, para equilibrar esse jogo, fez algumas mudanças em seu algoritmo, de modo que ao ranquear um conteúdo, ele saberá se é de qualidade ou não.
Mas como essa mudança no algoritmo do Google está relacionado com o Topic Cluster? Confira o vídeo da Isa que você vai entender ainda mais a importância dessa metodologia de qualificação dos conteúdos:
Como você deve ter percebido no vídeo da Isa, Topic Clusters são estruturas altamente organizadas. Dessa forma, eles não podem ser simplesmente produzidos, eles precisam ser planejados.
Além da estratégia de
marketing de conteúdo para escolher o tema do Topic Cluster e como ele poderá ajudar o seu negócio, é preciso planejar a estrutura do artigo. Essa estrutura é formada por:
página pilar, páginas de referências e links internos.
Se fossemos comparar um Topic Cluster com uma árvore, a página pilar seria o tronco dessa árvore . Será esse conteúdo épico que dará toda a sustentação para a estratégia.
A página pilar será a responsável pelo blogpost com o tema escolhido. Esse tema precisa conter uma palavra-chave que abrange vários outros conteúdos, mas que seja, principalmente, de interesse para o seu negócio.
Vale ressaltar que : para a estratégia do Topic Cluster dar certo, a palavra-chave escolhida precisa ser de alta relevância na sua estratégia. Para isso, muitos acabam usando palavras-chaves head tails e para topo de funil, mas isso não é uma regra.
Aqui na Surfe, a palavra-chave
inbound marketing seria um pilar para um Topic Cluster, por exemplo, já que é uma das nossas principais soluções.
Se a página pilar é o tronco da árvore, as páginas de referência são os frutos, que ficam posicionados bem nas extremidades da árvore. Assim como nessa metáfora, as páginas de referência são os conteúdos ricos, que alimentaram os seus leads com informações.
Para que a estratégia funcione, os clusters precisarão (obrigatoriamente) ser conteúdos mais específicos daquilo que foi pontuado na página pilar.
Sigamos o exemplo dado anteriormente, da marca de produtos de beleza.
A palavra-chave escolhida para o Topic Cluster foi “produtos de beleza”. A página épica abordará o que são produtos de beleza, a importância deles para a nossa sociedade e ao longo do texto trará sub-tópicos, sobre o tema.
Um exemplo aqui poderia ser sabonetes íntimos. Eles que são importantes para muitas pessoas, pois tem menos chances de causar irritação no corpo.
Ainda na página pilar você explicará o que são os sabonetes íntimos, a importância deles e como funcionam. No entanto, será em um outra página, (em um cluster) que você falará detalhadamente sobre o sabonete íntimo.
Vale ressaltar que para as páginas de referência , geralmente são usadas palavras-chaves long tail e tratam de temas mais específicos.
Se a palavra-chave inbound marketing é um pilar aqui na Surfe, um exemplo de uma página de referência nossa seria
etapas do inbound marketing.
Se a página pilar é o tronco e as páginas de referência são os frutos, os links internos são os galhos, que ligam tudo.
Dessa forma, preciso pontuar que tudo é importante para que a estratégia funcione, não existe um único ponto mais importante.
Para que a estratégia do Topic Cluster funcione então, os links internos devem ser utilizados acompanhados de um planejamento, e por isso, foque em dois pontos:
1- Ancoragem pontual: na hora de fazer a linkagem, muitas pessoas acabam ligando palavras sinônimos ou que estejam carregadas de outro sentido para um cluster.
Para que o buscador compreenda perfeitamente o seu Topic Cluster e a ramificação de links nele, esse trabalho de linkagem deve ser pontual. Ou seja, se você está falando de sabonetes íntimos em um dos clusters, a palavra que deve ser linkada precisa ser “sabonete íntimo”.
2- Linkagem vice-versa: tanto a página pilar quanto as páginas de referências precisam estar ligadas umas nas outras. Lembre que os galhos levam até os frutos, mas também até o tronco.
Uma dica aqui é: o Topic Cluster será eternamente um rascunho. Ou seja, você sempre estará fazendo pequenas alterações nele. Isso porque a medida em você for criando mais conteúdos, você poderá acrescentá-lo no seu Cluster, enriquecendo-o ainda mais.
Além de melhorar a experiência do seu lead (ponto principal a ser focado), você estará mantendo sempre organizado a construção de conteúdos do seu site e hierarquizando-os.
Agora que você compreendeu a estrutura do Topic Cluster, chegou a hora de aprender como construir um. Vamos lá?
Antes de tudo, é preciso saber para quem você está produzindo. Se você conhecer a sua
persona, perfeito! Mas se não sabe, é fundamental que faça um levantamento para conhecê-la.
Ao ter a sua persona em mãos você saberá quais são as principais dores dela. Para saber como o seu negócio está ajudando os seus leads, dê uma ida ao Google Analytics. Ele poderá ajudar a saber quais são os conteúdos do seu site que mais está sendo visitado.
Essa métrica é um ótimo indicativo de qual conteúdo do seu blog está mais focado em solucionar a dor da sua persona.
Imagine que ao optar por criar um Topic Cluster para o seu blog da sua empresa de beleza você acaba descobrindo que os produtos de higiene masculina (creme pra barbear, loção e perfumes, por exemplo) são os que estão mais sendo procurados, mas o seu carro chefe são os produtos de beleza feminina.
Ao conhecer a sua persona mais detalhadamente, você descobrirá que há potencial para crescer a sua presença no ramo de higiene masculina, assim como servirá de alerta que é preciso fortalecer sua estratégia de marketing de conteúdo para o ramo de higiene feminina.
Usando o exemplo da marca de produtos de beleza. Se você é dono dessa loja, pode ser que possua uma pluralidade de personas, afinal, sua marca pode ser uma franquia.
Dessa forma, é bem provável que o seu marketing de conteúdo para B2B seja diferente do B2C e ao focar nas dores dos seus clientes, os conteúdos mais visitados sejam:
Dessa forma, busque organizar as dores de acordo com os tipos de personas, já que não vai fazer sentido você construir um conteúdo amplo o suficiente para abraçar todas elas.
Por trabalhar com personas totalmente diferentes do B2B quanto no B2C, uma dica aqui é refletir se é preciso criar blogs diferentes para conversar com essas personas. A construção de um bom planejamento de marketing de conteúdo vai te ajudar a tomar essa decisão.
Ao separar os seus artigos em grupos, pode ser que alguns deles não tenham um número de clusters recomendável e possa estar incompleto para a produção.
Dessa forma, chegou a hora de você voltar aos seus conteúdos publicados e ver se alguns daqueles que não estão pontuados entre os mais ranqueados podem ser colocados aqui para complementar a sua estratégia.
Se não tiver, a dica é publicar novos conteúdos para reforçar o seu Topic Cluster.
Agora que você sabe quais são os temas que você precisa pontuar, para quem
produzir o conteúdo e possui clusters o suficiente, finalmente você pode construir o seu Topic Cluster.
Lembre-se que os tópicos devem abordar as principais dores da sua persona, mas sem entrar nos últimos detalhes, pois isso deve ser tarefa dos seus clusters.
Um Topic Cluster tem o potencial de ranquear muito bem nos sites de busca, caso ele seja devidamente bem construído. No entanto, esse potencial poderá aumentar (e muito!) se houver backlinks nele.
Para essa dica extra, pontuo que você deve ir atrás de sites parceiros e perguntar se eles têm interesse em construir uma estratégia de backlinks juntos.
Linkar o seu artigo com conteúdos de fora do site e receber links desses sites ajuda muito na construção da sua autoridade, o que vai te fazer ranquear ainda mais.
Obs.: só vai fazer sentido fazer esse trabalho de backlinks se o conteúdo direcionado tiver relação com o que você construiu.
No vídeo a seguir, a Isa Mendes, além de explicar todos os detalhes do Topic Cluster, ainda te dá dicas de como começar:
Pontuamos anteriormente que a estratégia de Topic Cluster tem a capacidade de melhorar a autoridade no assunto da sua marca e consequentemente melhorar a sua avaliação e ranqueamento para o Google.
No entanto, essa metodologia carrega ainda mais benefícios. Confira as reais vantagens de optar por implementar e otimizar com topic cluster:
Dentre as várias formas de avaliar se um site é de qualidade ou não, uma das mais importantes para o Google é autoridade no assunto .
Essa autoridade pode ser construída de várias formas: avaliação das pessoas no seu site, tempo em que elas ficam nas páginas, qualidade nos conteúdos, número de visitantes diários e outros mais.
E por isso, o Topic Cluster tem um grande potencial de te tornar autoridade no assunto da sua marca. Além dele organizar o seu site em relação a estrutura dos conteúdos, ele também gera um grande volume de tráfego orgânico não só no próprio Topic Cluster, mas em todos os conteúdos linkados à ele.
Se um Topic Cluster for produzido com a qualidade que se espera dele, a probabilidade da taxa de conversão daquele conteúdo ser maior que a de um blogpost comum é maior.
Isso acontece porque os Topic Clusters precisam ser conteúdos extensos, ricos e dificilmente são todos lidos de uma vez só pelas pessoas. Assim, muitos acabam salvando-o para finalizar a leitura um outro momento.
Para aumentar ainda mais a taxa de conversão, muitos produtores de conteúdo acabam disponibilizando a versão PDF do arquivo, o que vai aumentar ainda mais.
Os Topic Clusters têm o potencial de serem as páginas de maior autoridade no seu site . Dessa forma, quando você linka vários conteúdos à sua página pilar, você distribui a autoridade dos seus conteúdos ao longo dos vários clusters.
Assim, além de aumentar a autoridade das suas páginas, também estará melhorando a qualidade do seu site, como pontuei anteriormente.
Embora a construção e a elaboração do Topic Cluster sejam trabalhosas, essa estratégia costuma render bons frutos ao seu site.
Como vimos, podemos perceber que se bem utilizado, a produção desta página pilar pode render autoridade no assunto do seu site, gerar mais tráfego orgânico, melhorar a taxa de conversão, melhorar a distribuição de autoridade entre seus clusters e ainda, é claro, ajudar o seu cliente.
Não se esqueça de focar sempre na qualidade do conteúdo. Assim, ele não deve ser focado em só ranquear no Google, mas também para ajudar os seus leads.
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